19 abril 2010

Entrevista com Lindalva Veronez - maquiadora da Globo.

Já apresentei Lindalva Veronez aqui no blog, quem quiser clique aqui para ler.
Hoje vamos a entrevista.
Por que optou pela carreira de maquiadora e como começou?
"Na verdade eu comecei a trabalhar com 16 anos em escritórios, seguindo como recepcionista, auxiliar de escritório, secretária e secretária Junior. Depois do casamento e das meninas nascerem, enfrentei muita dificuldade em conciliar casa e trabalho. Então resolvi fazer um curso no SENAC, a vontade era trabalhar com estética. Na época não achei vaga, só tinha de maquiagem. Resolvi fazer e ver o que acontecia. Fiz o curso com excelentes resultados. Fiquei alguns meses fazendo pequenas maquiagens em casa mesmo. Mas um dia li no Jornal que procuravam profissionais para serviços temporárias, seria cobrir a licença maternidade de uma funcionária da Globo. Fiz o teste com um dos fundadores do departamento de maquiagem da Globo Eric Rezepcki, e passei. Seria para ficar 3 meses, mas antes de terminar esse prazo, fui convidada para ser funcionária. Aceitei e estou há 28 anos."

Qual a sua formação?
"Quando entrei na Globo tinha apenas o segundo grau. Quando minha filha mais velha se formou, resolvi voltar pra Faculdade e me formei em Cinema. Fiz cursos de Efeitos Especiais com Vavá Torres, Fiz vários cursos com maquiadores de fora, viajei bastante pelo Europa e Estados Unidos para me reciclar. O última curso foi com o Mario Campiolli de airbrush."

Como é a sua rotina? Muito corrida?
"Consegue tirar algum tempo para si mesma? Como sempre fiz dramaturgia (novelas,séries) meu tempo sempre foi zero, vc tem que mergulhar de cabeça e isso me custou alguns problemas de saúde e na vida pessoal principalmente. Hoje abri mão de estar no auge das novelas e estou para a linha de show que é bem mais tranqüilo. Posso ter mais tempo para mim, meus amigos e família."

Tem algo que você gosta mais de fazer? Como maquiagem artística ou caracterização por exemplo?
"Eu gosto de tudo relacionado a arte de maquiar, gosto muito de efeitos especiais. Sempre amei o meu trabalho, chego a esquecer do mundo quando estou maquiando."

Entre todos os seus trabalhos na Globo, qual você gostou mais? Por quê?
"Todos foram importantes para mim. O de maior prazer foi gravar Senhora do Destino. Porque foi uma história intensa, com personagens muito marcantes para serem desenvolvidos."

Tem alguma dica para quem quer seguir essa carreira?
"Eu sempre digo que é preciso estar na veia essa vocação, é preciso amar intensamente o que faz. Aqui no Brasil ainda não é devidamente reconhecida como nos Estados Unidos que até Oscar ganha. Acho fundamental estudar, pesquisar, ler e assistir muitos filmes para se ter ótimas referências."

Qual item de maquiagem as usuárias comuns deveriam investir?
"Não diria bem item de maquiagem porque no Rio com nossas temperaturas fica mais difícil, agora filtro solar deveria ser tão importante quanto escovar os dentes. Anos mais tarde a pele vai agradecer e mostrar um bom resultado."

O que você considera básico para ter na nécessaire?
"Um filtro solar com cor ou uma base leve de cobertura suave. Rímel, batom ou gloss. Um blush discreto e um lápis de olho preto."

O que você acha dessa troca de informações e novidades nos blogs de beleza?
"Acho muito bom! Eu gosto de ler sempre dicas e novas técnicas."

Quer deixar algum recado ou acrescentar alguma coisa?
"O recadinho é para vc, agradecendo essa oportunidade de colocar nesse espaço um pouco da minha experiência. Espero que a partir de agora possamos trocar dúvidas, dicas e fazermos um clubinho de interesses sobre beleza. Uma beijoca."

Quem quiser conhecer mais o trabalho dela e ver algumas fotos, acesse o site www.lindalvaveronez.com.

4 comentários:

  1. adoro essa sessão!
    beijos querida e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Mari! Passei para deixar um beijo e adorei a entrevista. Muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai que inspirador!
    Quero muito trabalhar com maquiagem... Acho televisão e desfile as áreas mais legais!
    E tô fazendo SENAC também...
    BjoO Mariii

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari!
    Muito legal esta entrevistaa!
    adoreiii!
    beijoss
    amandinha

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!