21 outubro 2009

Tricotilomania. Quem????

Você sente uma vontade incontrolável de arrancar fios de cabelo? Saiba que isso tem um nome: tricotilomania. E melhor ainda, tem cura.
Uma pessoa que sofre dessa patologia têm o costume de ficar alisando e puxando o cabelo até sentir um desejo incontrolável de arrancar o fio, e quando o faz sente um alívio seguido de culpa, o que pode levá-lo a engolir o cabelo ou arrancar mais fios como punição.
Em certos casos é capaz da pessoa ficar com uma falha na cabeça que leva a situações constrangedoras em locais como praia e/ou piscina.
Estima-se que 4% da população mundial apresenta tricotilomania, e as mulheres são 4 vezes mais acometidas do que os homens.
O tratamento envolve psicoterapia e até medicamentos no caso de depressão.
Para saber mais clique aqui.

Eu tenho mania de ficar tirando nó debaixo do cabelo, sabem? Pego por baixo e fico "penteando", mas não sinto vontade de arrancar fios. Também enrolo os cachos quando estou vendo TV ou conversando, mas considero isso normal.
Desse mal eu não sofro, ufa!

9 comentários:

  1. Eu tbm costumava enrolar meus cabvelos qndo estava compridos....isso é normal...mas eu jpa tinha visto na tv sobre esse asssunto...essa hist de engolir o próprio cabelo é triste viu...rs rs
    Bjossss

    ResponderExcluir
  2. Sofro eu, infelizmente.
    Tenho 26 anos e tenho Trico dd os 11.

    Não desejo esse mal a ngm, pk é terrivel conviver diariamente com isso!

    ResponderExcluir
  3. Tenho Trico a um bom tempo e decidi correr atras, buscar tratamento e mais conhecimento do que simplesmente deixa para lá e tentar sozinha vence-la. Gostaria de contatos de pessoas com a mesma patologia para conversamos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho "trico" desde os 9 anos de idade, começou com um simples ato de passar as mãos entre os fios da cabeça e sombrancehas, e quando me dei conta já estava arrancando eles, sofro com isso todos os dias, pois eu sempre prometo pra mim mesma que vou parar e quando me dou conta já estou eu puxando-os novamente. Gostaria de conhecer outras pessoas com o mesmo problema que o meu, quem estiver interessado por favor meu email é shayra.barcelos@hotmail.com

      Excluir
    2. oi me chamo rafael e tbm tenho a tricotilomania... to muito afim de conhecer gente com o msm problema pois talves isso mi ajude a abandonar esse vicio, ou melhor, nos ajude... se vc puder me add no msn : rafael_duarth@hotmail.com aguardo vc e quem quiser conversar sobre esse assunto.. eu nao conheço ninguem com o ms problema e as outras pessoas geralmente nao entendem meu dilema.. acham uma besteira e tal.. add por favor! :)

      Excluir
  4. Tenho 36 anos, e sofro disso desde os 14 anos. Tenho uma falha horrível na cabeça, vivo com os cabelos presos... Qro parar, mas não consigo!

    ResponderExcluir
  5. Tenho 30 anos e tenho tricotilomania. É uma doença infelizmente, muito triste. Muitos nos criticam ao ponto de nos julgarem como loucos ou acham frescura e isso é mais um motivo, além das falhas que nos estimulam a cair na depressão.
    Infelizmente o ser humano e instintivo e compulsivo, assim como nossa doença; logo a primeira coisa que fazem quando assumimos a trico é nos criticar e julgar.
    Recentemente tive uma crise, devido a uma perca que abalou meu emocional...dessa vez muito pior que as outras...o que me levou a buscar ajuda com 3 especialistas diferente. Devido a depressão que ganhei de brinde....resolvi criar um blog, como uma espécie de diário: http://diariosostricotilomania.blogspot.com.br/

    Gostaria de compartilhar informações com especialistas e também bater papo com pessoas que assim como eu também sofrem com a Trico.

    ResponderExcluir
  6. eu sofro essa doença preciso de ajuda

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!