22 outubro 2009

FTC regulamenta publicidade em blogs nos EUA.



Esse assunto dá o que falar no mundo blogueiro, os(as) blogueiros(as) americanos(as) que recebem produtos para testar e os(as) que são pagos para escrever terão que especificar qual a conexão com a empresa. Essa regulamentação é da FTC, Comissão Federal de Comércio e foi divulgada semana passada.
Eu acho que isso ainda não chegará ao Brasil, mas nunca se sabe, cada vez mais cresce a quantidade de blogs e as empresas estão de olhos nesse meio de comunicação.
Nada contra quem recebe para escrever sobre produtos desde que os leitores saibam disso. Eu noto que os blogs que mais fazem sucesso tem um estilo simples, é como uma conversa entre amigos(as), os(as) leitores(as) se sentem confortáveis e trocam idéias, enviam e-mails, deixam comentários e também trocam dicas. Seria decepcionante ver que a(s) pessoa(s) que escreve(m) não é(são) sincera(s).
Se uma loja ou uma empresa quiser pagar por um espaço publicitário, ok, eu aceito, o banner ficará ali ao lado e as minhas leitoras serão avisadas sobre o que está acontecendo. Mas deixo bem claro, as minhas resenhas partem da minha opinião verdadeira.

3 comentários:

  1. Eu acho muito justo e inclusive mais do que natural que um blog faça um 'post publicitário' e que seja recompensado por isso, mas realmente acho que isso deve mesmo ser avisado.

    Falo isto pois há cerca de uma semana um blog fez um post sobre um produto que comprei e me senti lesada, e fiz um comentário explicando.Porém o comentário não foi aprovado. E eu nem estava 'metendo o pau' no produto, até disse que gostei, que a qualidade era boa, a fixação também, mas que a quantidade era mínima...

    Dias depois quando vi vários comentários feitos depois do meu(vi pela data mesmo) e o meu lá, aparecendo só pra mim pois estava moderado, me senti a mais idiota das criaturas e excluí este blog dos meu preferidos...

    Será que vale a pena perder a credibilidade com seus leitores por causa de tão pouco? Certamente eu entenderia do comentário não ter sido publicado se fosse explicito que se tratava de publicidade.

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari! Estou postando depoimentos de mulheres que perderam peso para ficarem saudáveis, sem a loucura a auto-medicação, sem lipo, só com reeducação alimentar e com exercícios. Já postei dois ótimos textos de outras blogueiras que os cederam e tenho mais dois para publicar.

    Gostaria de saber se tu escreverias algumas linhas (bem simples, bem coloquial) sobre a tua perda de peso em 2009 e dos planps para continuar emagrecendo em 2010.

    Caso aceites escrever algo, manda aquela fotinho do antes e depois que publicaste há alguns dias. Não é urgente, pode ser para a semana que vem. Que tal?

    Olha os posts dos dois últimos dias para teres uma ideia.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo! Já dispensei essas parceiras em função depeder o estilo que tanto prezo. Bjks

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!