09 julho 2009

Você sabe o que é Oniomania?

A Oniomania nada mais é do que comprar compulsivamente . Para o comprador compulsivo, adquirir é o que lhe causa prazer, e não o objeto em si.
Não é apenas uma questão de consumismo, mas uma doença que pode acarretar vários problemas como dívidas, desentendimentos familiares, problemas pessoais e até fazer com que a pessa honesta roube para satisfazer a sua fixação.
Em geral, as pessoas que sofrem desse mal possuem temperamento forte, são ágeis, dinâmicas, inquietas, perfeccionistas, possuem desenvoltura social e cultural, são imediatistas e muito inteligentes.
Além disso, as pessoas que sofrem de Onimania apresentam outros tipos de impulsividades, como praticar muito exercício, comer exageradamente ou trabalhar demais.
Comprar para compensar alguma falta ou por um problema emocional não caracteriza a Onimania, as pessoas compulsivas, mesmo quando tratadas, não deixam ter seus impulsos, e quando conseguem se recuperar, passam por crise de abstinência.
Ao contrário do que se pensa, não é a sociedade atual que causa esse transtorno, pode até fazer com que o compulsivo fique atraído por comprar certo produto, mas se não fosse a propaganda, ele compraria qualquer coisa.


E, adivinhem? As mulheres são as que mais sofrem desse mal.


Fonte: USP.

8 comentários:

  1. Eu muitas vezes cheguei a pensar que eu era assim, mas me dei conta que não em um dia que eu estava super mal, e fui ao shopping tentar me distrair, como estava triste tentei comprar algo para melhorar meu humor, mas não resolveu, nem vontade de comprar um batom eu tive. Comprar pra mim é uma diversão, só. Necessidade de sair gastando é outra história. As vezes até compro demais, mas quem não faz isso tbm? E graças a Deus tbm nunca comprei mais do que posso, isso me deixa dormir mais tranquila.
    Gostei do post, super informativo.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. humm nao sei nao, mas prefiro nao opnar, seria polemico :X

    ResponderExcluir
  3. Ai Ai Amiga,
    Eu não sou assim não...abafa..rsss
    Beijus :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Mari,
    Eu passo por uma crise de abstinência sempre que acaba meu salário. :(
    rsrsrs...
    Muito bom falar sobre o assunto!
    :)
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  5. Como tudo de ruim na vida só atinge as mulheres.... kkk...

    Tudo bem que eu nunca tive dificuldade de ereção...kkkk

    Beijocas....

    ResponderExcluir
  6. Gente,
    este eh um problema serio, tem muita gente que acha que eu sou assim, mas eu acho que nao, pois me mudo constantemente e acho necessario comprar o que preciso para me adaptar, mas onde moro as pessoas consomem demais... aqui eh realmente tudo exagerado, as pessoas soh se sentem bem se comprarem, um absurdo....
    bj
    gostei bastante do post

    ResponderExcluir
  7. I love reading your website for the reason that you can always bring us new and cool stuff, I think that I should at least say a thank you for your hard work.

    - Henry

    ResponderExcluir
  8. Valuable info. Lucky me I found your site by accident, I bookmarked it.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!