03 julho 2009

Depressão

Dizem que a depressão é o mal do século mas eu acho que é a ansiedade, quem nunca experimentou a sensação de coração acelerado, mãos suadas e frio na barriga? Mas desta vez eu resolvi postar sobre depressão.
No senso comum ouvimos muitas pessoas dizerem que estão deprimidas pois estão para baixo, mas no sentido científico a depressão não se caracteriza apenas pela tristeza relacionada a algum acontecimento, mas sim pela tristeza e pelo vazio que duram semanas, meses e até anos.

Alguns indícios de uma pessoa deprimida:
- Perda de energia ou interesse;
- Humor deprimido;
- Dificuldade de concentração;
- Alterações do apetite e do sono;
- Lentificação das atividades físicas e mentais;
- Sentimento de pesar ou fracasso;
- Pessimismo;
- Dificuldade de tomar decisões;
- Dificuldade para começar a fazer as suas tarefas;
- Irritabilidade ou impaciência;
- Inquietação;
- Achar que não vale a pena viver, desejo de morrer;
- Chorar à toa;
- Dificuldade para chorar;
- Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança;
- Dificuldade de terminar as coisas que começou;
- Sentimento de pena de si mesmo;
- Persistência de pensamentos negativos;
- Queixas frequentes;
- Sentimentos de culpa injustificáveis;
- Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.
Fonte: Psicosite.

Não vamos confundir depressão com aquela preguiça normal que sentimos em algum momento e nem como a melancolia de uma tarde de domingo, a depressão é uma doença e como tal deve ser tratada por um médico e por um psicólogo.
Não adianta dizer a uma pessoa deprimida para dar uma volta na praia pois isso não ajuda em nada, imagine que você esteja com dor de barriga, a dor vai passar se você for passear? É claro que não! E também não ajuda dar conselhos do tipo: "sai dessa, pensa positivo, não se deixa abater" pois não ajudam em nada, apenas faz com o que o deprimido sinta-se cada vez mais solitário. Tente entender que ele não está pensando como você, a pessoa deprimida tem uma grande tendência a distorcer as coisas e entender de uma maneira diferente, ainda mais com a auto-estima baixa.
Lidar com um depressivo não é fácil, mas não desista, ajude, ouça, e se não conseguir compreender ofereça o ombro amigo. Tenha certeza de que ele sofre com essa situação muito mais do que você.

8 comentários:

  1. Depressão é algo mto ruim :(
    conheço uma moça/senhora que tem e faz terapia. é triste sabia
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari
    Parabéns pelo tópico positivo, franco e real sobre o que é depressão. Parabéns por não ter viajado na maionese como muitas pessoas fazeem, com aqueles conselos de pensamento positivo. Parabéns por ter sensibilidade para verificar que o depressivo é uma pessoa com pensamentos diferentes. São pessoas como você que melhoram a visão de mundo das outras sobre o que é depressão. Sou depressiva há mais de 6 anos, já estive bem pior, mas hoje até tenho vontade pra viver e realizar meus sonhos e tudo mais. É uma batalha dificil, porque a tua cabeça tá contra você, mas aos poucos vou vencendo. Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Essa é tida como a doença do século...causada por fatores externos/internos. Compreensão, Paciência ajuda muito mesmo. Bjs, Linda!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, pois é, eu tenho também e tomo remédio para controlar, por isso dei bastante ênfase nesse ponto, eu senti na pele que isso não adianta, até piora a situação.

    Eu não gostaria de passar por isso, mas por outro lado foi o que me fez encontrar a minha vocação: psicologia.

    ResponderExcluir
  5. Mari, vc comprou o Petticoat da MAC? O q vc achou? Não é meio escuro?

    Bjssss.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o post! afinal o mundo não é feito só de rosas..; )
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Já tive depressão em dois momentos e por motivos distintos. No primeiro caso, terapia solucionou. No segundo caso, era um desequilíbrio hormonal, após gestação + amamentação, comprovado por um check up com mais de 50 exames. Uma reposição hormonal + uma fórmula com ansiolítico + um antidepressivo em dosagem baixa foram usados por menos de 6 meses e voltei a ser como era, e em alguns aspectos, até melhor.

    Tudo é válido, mas com acompanhamento médico detalhado e criterioso.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!