25 março 2013

Transtorno bipolar (o antigo maníaco-depressivo)


Quem nunca brincou que é bipolar pois acorda com um humor e dorme com outro? Mas não é bem assim, transtorno bipolar é sério e afeta a vida da pessoa e de quem convive com ela.

Primeiro vou falar de mania que tem um significado beeeeem diferente ao que estamos acostumados. A mania é um estado em que a pessoa encontra-se fora do normal e é completamente oposta a depressão, há uma alteração em seu modo de agir e pensar, é meio exagerada, como achar que o céu é lindo, a natureza é maravilhosa e sentir a vibração do mundo, também pode se considerar acima do bem ou do mal e tem comportamentos extremos como comprar compulsivamente, quebrar regras e até leis ou agir perigosamente. Temos que prestar atenção que isso é diferente de euforia, uma pessoa pode estar eufórica pois recebeu um aumento ou conseguiu marcar uma viagem tão esperada, o que caracteriza a mania é o absurdo, a desconexão entre a realidade e a pessoa. Nessa fase, é possível que a pessoa sofra de psicose, alucinações e delírios que ela acredita serem verdadeiros.
Eu lembro de um episódio do seriado E.R. em que o irmão de uma médica era bipolar e estava em período de mania, ele simplesmente largou o exército para conhecer lugares diferentes, não comunicou a ninguém e não mediu as consequencias do que poderia acontecer, melhor dizendo, achou que ELE não seria punido porque podia fazer o que quisesse.

Eu já falei sobre depressão nesse post para quem quiser saber mais, só quero deixar claro que depressão não é um estado de espírito e nem uma semana ruim, é doença e deve ser tratada como tal.

Agora vamos ao transtorno bipolar. É uma doença que está ligada a alterações do cérebro no campo da emoção e motivação e trata-se de uma alternância entre períodos de depressão e mania. Essa alternância não é em um dia ou em uma semana, os ciclos são longos e chegam a meses em só uma fase, é até possível que permaneça por um ano ou mais. As crianças são diferentes, os ciclos são menores, bem menores e podem se alternar mais de uma vez em um dia.

Deu para notar que é um transtorno que afeta muito a vida do indivíduo e não dá para deixar pra lá e seguir sem tratamento. Com o acompanhamento adequado de um psiquiatra a pessoa pode retomar as suas atividades, até um psicólogo pode ajudá-la a entender o que é essa doença e a não se sentir pior do que as outras pessoas por isso.

Qualquer transtorno psiquiátrico não deve ser diagnosticado pelo achismo, trate com a seriedade que merece.

20 comentários:

  1. Nos dias de hoje os transtornos estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e por isso precisam ser diagnosticados do jeito correto para o inicio do tratamento e a pessoa no mais breve tempo poder retornar as atividades do seu dia-a-dia. Beijão <3

    @keithpappen
    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. São o assunto do momento transtorno bipolar e toque. O que me chama a atenção é depois de ler sobre eles observo que quase todo mundo que convivo tem comportamento que se assemelha.De perto ninguém é perfeito. bom dia!! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!!

    Beijos

    www.eagoraluh.blogspot.com.br
    www.youtube.com/zludmilla

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari querida, acho que convivemos muito com diversas pessoas bipolares, mas não diagnosticadas e aí é que se torna pior...

    Bjssss amiga e que vc tenha uma semana bem maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muitas pessoas não querem procurar ajuda, outras não tem consciência que têm a doença, é complicado para elas e para quem convive com elas.

      Excluir
  5. Só quem sofre e conhece pessoas que sofrem dessas doenças sabem como é triste. :(

    ResponderExcluir
  6. Seja qual for o transtorno que a pessoa tenha, deve ser respeitado e tratado.
    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  7. Vi isso no fantástico,esse assunto e bem delicado,mas muito importante!

    Tem post novo lá:
    http://garotaunica10.blogspot.com.br

    Confira meus videos:
    http://www.youtube.com/GarotaUnicaBlog

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Com tanto estresse e loucura do dia-a-dia as doenças psiquiatras estão aparecendo e se tornando comuns, infelizemente!!!
    Vira e mexe vc ouve alguém dizendo que está com síndrome do pânico, toque, depressão e por ai vai!!!
    Tem que ser levado a sério e tratado corretamente mesmo
    Beijos,

    lolaporlola.blogspot.com

    Instagram: stephanieparizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu fico na dúvida se o índice aumentou ou se só agora fala-se abertamente delas.

      Excluir
  9. Cada vez mais presente na sociedade moderna! Vi uma reportagem ontem sobre transtorno bipolar
    Blog da Cih

    ResponderExcluir
  10. É uma doença muito séria e que devemos estar bem informados para poder ajudar, eu convivo com uma pessoa próxima que tem e sei que é bem complicado.
    Boa segunda!
    Fica com Deus!
    Beijo!

    http://nannacunha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nós bricamos, mas sei bem como é sério e a cada dia descobrem mais doenças que nem sabiamos
    Passando para desejar
    Ótima 3ª feira !!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  12. é realmente algo super sério, e acho que posts assim são super importantes para conscientizar as pessoas!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Você tem toda razão! Minha mãe é psicóloga e às vezes fica indignada como alguns termos médicos caíram no uso do dia a dia... Muita gente fala que tá com depressão ou que é bipolar sem saber da seriedade dessas doenças, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Carolina e isso é perigoso pois pode criar um estigma.

      Excluir
  14. Minha colega de profissão!:) Sou Psicóloga e fico preocupada com a popularização de certos termos. Acredito que a imprensa, por vezes mal informada, contribui para o uso inadequado dos mesmos. Tornar a compreensão acessível a todos? Certamente, mas de maneira consciente e correta! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, e tem muita gente se autodiagnosticando e diagnosticando quem está a sua volta simplesmente porque viu na TV ou leu na revista. Os sinais podem ser muito sutis quando se trata de doenças psiquiátricas.

      Excluir
  15. Muito bom o post!
    O transtorno é algo muito sério e é bom conscientizar as pessoas.
    Blog Mais Glamour
    Beijos ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!