03 junho 2009

A auto-estima



A auto-estima nada mais é do que o modo como você se vê, ou seja, o que você é e como você é para si mesmo. 
E por que eu resolvi falar disso? Porque ultimamente as pessoas em geral (não todas) buscam a aprovação externa, vivem em busca da perfeição física e/ou intelectual e não conseguem alcancá-las pois o ser humano sempre terá uma meta além do que chegou, isso causa uma frustração e tristeza, o que pode desencadear algum transtorno mais grave como depressão ou síndromes. 
Você ter um dia ruim em que acorda inseguro(a), tudo bem, mas se é algo que persiste por muitos dias é melhor prestar atenção no que está acontecendo. 

Abaixo algumas características de baixa auto-estima:
- Insegurança;
- Inadequação;
- Perfeccionismo;
- Dúvidas constantes;
- Sentimento vago de não ser capaz de realizar nada;
- Não se permite errar;
- Necessidade de aprovação;

É claro que nem todas as pessoas com baixa auto-estima apresentam as mesmas características, algumas não apresentam todas, outras apresentam até um desprezo por si mesma.

Infelizmente não há uma fórmula mágica para levantar a auto-estima, a primeira coisa a fazer é olhar para dentro e se perguntar se o que você exige de si mesmo é equivalente ao que exige dos outros, e se o que pensa realmente corresponde com a verdade. Se for um caso mais grave em que a pessoa não consigue mais distinguir a realidade de seus pensamentos não há vergonha alguma em procurar ajuda de um psicólogo (em qualquer momento, seja grave ou não). 
Lembre-se: se você está sofrendo então não é normal.

* É, mudei de Direito para Psicologia, já deu para sacar que vão rolar posts neste estilo por aqui né?

4 comentários:

  1. Ouso dizer que é cíclico, pois temos períodos no ano em que nos sentimos imbatíveis, mas em outros nos sentimos por baixo. Soluções, ao meu ver: terapia, remédios tarja preta como ansiolíticos, ocupar-se com coisas necessárias e úteis ao bem estar alheio*tirar o foco de si e concentrar-se em quem precisa), exercícios que liberem serotonina. Cada um escolhe o que se adapata melhor ao seu caso. Já experimentei todos e acho a terapia o mais longo e mais eficiente.
    Este blog está cada vez melhor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, acho que ansiolítico é para casos mais extremos em que a auto-estima afete demais a rotina da pessoa. Pode ser cíclico ou contínuo.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito o post! Me indentifiquei com vários " sintomas" ! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!