14 agosto 2009

Zzzzzz...para ajudar a emagrecer.


Eu adoro dormir, sou preguiçosa assumida e não sei se um dia o meu corpo irá se acostumar a acordar cedo, sabe aquele reloginho que mesmo no final de semana não te deixa domir até tarde? O meu quebrou ou eu vim sem ele, eu durmo meeeesmo, acordo entre 11 e 13hs. Só que descobri que posso fazer do meu sono um aliado e me ajudar a emagrecer.
Foi comprovado que o cortisol, o hormônio que é liberado quando estamos em uma situação de stress e que tem como uma de suas tarefas estocar gordura, age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco. O corpo interpreta que manter-se acordado durante a noite é uma situação de ameaça.
E não é só isso, a ghrelina, hormônio responsável por regular o gasto calórico, aumenta quando estamos acordados e acabamos por sentir mais fome. Além disso, há uma queda da leptina, um neuromodulador (quem???) que controla a saciedade. Ou seja, mais fome e menos saciedade = mais comida.
Então se você quer emagrecer, durma bem, no mínimo de 7 a 8 horas por dia.
Fica a dica.

Um comentário:

  1. Caramba, que legal... Eu adoooooooro dormir, mas como estou fazendo uns trabalhinho por fora do trabalho, tenho perdido algumas noites de sono... Mas sabe como é, né? Tenho que ganhar um $$ extra pra poder sustentar meu vício, hihihi...
    Mas realmente, quando fico acordada até tarde, a fome me ataca feio durante a madrugada. Mas acho que mais umas 2 semanas e termino esse serviço extra. Vou dormir pelo menos as 8 horinhas todo dia, hihihi... ;)
    Beijinhos,
    Bia.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!