Eu adoro dormir, sou preguiçosa assumida e não sei se um dia o meu corpo irá se acostumar a acordar cedo, sabe aquele reloginho que mesmo no final de semana não te deixa domir até tarde? O meu quebrou ou eu vim sem ele, eu durmo meeeesmo, acordo entre 11 e 13hs. Só que descobri que posso fazer do meu sono um aliado e me ajudar a emagrecer.
Foi comprovado que o cortisol, o hormônio que é liberado quando estamos em uma situação de stress e que tem como uma de suas tarefas estocar gordura, age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco. O corpo interpreta que manter-se acordado durante a noite é uma situação de ameaça.
E não é só isso, a ghrelina, hormônio responsável por regular o gasto calórico, aumenta quando estamos acordados e acabamos por sentir mais fome. Além disso, há uma queda da leptina, um neuromodulador (quem???) que controla a saciedade. Ou seja, mais fome e menos saciedade = mais comida.
Então se você quer emagrecer, durma bem, no mínimo de 7 a 8 horas por dia.
Fica a dica.
Fonte: Revista Boa Forma.
Caramba, que legal... Eu adoooooooro dormir, mas como estou fazendo uns trabalhinho por fora do trabalho, tenho perdido algumas noites de sono... Mas sabe como é, né? Tenho que ganhar um $$ extra pra poder sustentar meu vício, hihihi...
ResponderExcluirMas realmente, quando fico acordada até tarde, a fome me ataca feio durante a madrugada. Mas acho que mais umas 2 semanas e termino esse serviço extra. Vou dormir pelo menos as 8 horinhas todo dia, hihihi... ;)
Beijinhos,
Bia.