28 agosto 2008

Vermelho na cabeça!

Pinto ou não pinto? Pinto ou não pinto? Pronto, vou pintar! Primeiro eu tentei tonalizante de caixinha, aquele Soft Color e necas, raiz avermelhada e resto do cabelo castanho, coisa linda de se ver. Depois fui para color touch e ficou um castanho avermelhado no sol mas meio uva em luz normal, tentei o mix puro porque ainda não sabia que isso é intensificador e desbota que é uma desgraça, não segura a cor mesmo, ficou mais vermelho mas ainda não era aquilo, daí taquei evolution of the color com ox de 30 e 1/4 de mix, pronto, vermelho! Aaaaaa nem acredito, que lindooo! Até que...crise de TPM, ah quero voltar ao normal e dá-lhe louro escuro mate, ok, até que cobriu legal na primeira semana depois foi ficando castanho avermelhado mas nada que me desse coceiras de querer pintar e deixar ele todo uniforme, até que ficou bonito. Só que vermelho vicia! Quem já pintou dessa cor sabe do que eu estou falando, pode ficar de cabelo preto, loiro, castanho, azul, verde, amarelo, roxo mas sempre irá lembrar do vermelho: "aaa era tão bonito mas dava um trabalhoooo." Verdade, mas e daí? Voltarei ao vermelho! E aqui estou eu a caçar o tom perfeito, sei que leva tempo, afinal eu quando decido que vou mudar o visual pesquiso muitooo antes, tiro dúvidas e converso com outras "vermelhas", tudo bem, eu tenho paciência, eu chego lá.
Por que essa historinha?
Porque a dúvida me assombra a cabeça! O vermelho que eu quero não consigo com tinta normal, ou eu faço decapagem e pinto ou eu uso uma tinta que clareia e tinge (tinta usada para mechas) ou eu vou ao salão e faços várias mechas para chegar ao tom tão desejado. Bem, a terceira opção me parece a melhor até agora, afinal tenho o cabelo fino e ele não agüentaria a tinta de mecha todo mês, seria agredir demais o bichinho. Qual conclusão eu cheguei? Fazer mechas no salão, tonalizar da cor que eu quero e para reavivar a cor usar Jeans Color Chilli Red, é, será que vai ficar como eu quero? Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Agora vamos as explicações e dicas.
Eu sei que as meninas com a síndrome do cabelo vermelho devem conhecer isso de trás pra frente mas ainda tem aquelas que estão entrando nesse mundo agora e ficam com algumas dúvidas na hora de escolher qual tinta usar.

- Tinta de caixinha ou tinta profissional? Se você puder fique com a tinta profissional. As tintas de caixinha ainda são fabricadas por um método antigo de cores metálicas, esse tipo de pigmento torna os fios resistentes a cor e pode causar sérios danos à estrutura tornando difícil o tratamento do cabelo, por causa da reação dos pigmentos metálicos com o peróxido de amônia.

- Não sei qual volume de oxigenada eu uso. Isso depende do que você quer.
Ox 10vl. - fixa a cor aos fios.
Ox 20vl. - abre um tom.
Ox 30vl. - abre de dois a três tons.
Ox 40vl. - abre de três a quatro tons.

- O que é mix? Mix é um intensificador ou corretor, depende de como você irá usá-lo.

- Como usar o mix como intensificador? Ele deve ser misturado a tintura.

- Quanto usar de mix? Depende do tom base, por ex. se você for pintar com uma base 5 você usa mais ou menos 11cm, se for pintar com uma base 8 você usa mais ou menos 6cm. Algumas meninas se baseiam na marcação do próprio tubo e usam 1/4 de mix, só que quanto mais clara a base menos você deve usar porque em excesso ele escurece o cabelo.

- Posso pintar com mix? Poder pode, eu já fiz isso, mas ele desbota muito rápido e fica um vermelho mais fechado.

- Eu vejo as meninas comentando sobre Maji Contrast, Contrast Alfaparf e SoRed, que tintas são essas? Essas são as tintas que clareiam e tingem ao mesmo tempo, aquelas que eu citei lá em cima, as chamadas tintas para mechas. Há prós e contras, esse tipo de tinta pode deixar o vermelho neon sem precisar descolorir mas elas têm uma quantidade maior de amônia e conseqüentemente detonam mais o cabelo. Então se optar por pintar com uma delas, seja pura ou misturada com outra, é melhor ter paciência para cuidar MUITO bem das madeixas, afinal, não adianta ter uma cor linda e um cabelo horroroso né? Ah, e tenham certeza porque não são nada fáceis de sair. Não recomendáveis para cabelos finos e quebradiços.

- Qual ox eu devo usar nessa tinta de mecha? 20vol. ou 30vol, 40 não muda muita coisa, porém, deixa o cabelo mais sensibilizado. 20vol. para um vermelho aberto e 30vl para um vermelho (quase) neon.

- Na primeira vez que eu usar, a cor vai ficar como eu quero? Quase neon? Depende de qual é a sua base, se estiver um tom escuro, vai dar uma clareada mas o resultado ainda não será esse. Lembre-se que cabelo tingido de preto ou castanho escuro provavelmente não terá o resultado esperado, aí só com decapagem.

- E quanto ao soap cap, é agressivo? Sim, é agressivo. Soap cap nada mais é que a decapagem feita nos salões. Não é recomendável fazer esse processo em cabelos sensibilizados, certifique-se de que os fios estão saudáveis e caso tenha dúvidas não faça em casa.

- Eu posso usar blondor ou qualquer outro pó clareador com oxigenada para fazer soap cap ou descoloração? NÃO, por favor! Use produtos próprios para cabelo, inclusive uma oxigenada estabilizada para evitar manchas.

- Pintei de preto e agora quero pintar de vermelho, será que pega? Não, tinta não clareia tinta. Nesse caso só uma decapagem. Se tiver dúvidas não faça em casa, procure um profissional.

- Pintei o meu cabelo de vermelho mas a raiz ficou muito mais clara, o que eu faço? Você pode resolver com um banho de brilho mas uma dica para isso não acontecer é pintar de baixo para cima. Como assim? Comece pela parte debaixo do cabelo, aquela que fica escondida e passe a tinta das pontas a raiz.

- E o que é banho de brilho? Muito usado pelas "vermelhas" quando a cor desbota, perde aquele brilho, fica uma água de salsicha como costumam falar. Algumas usam tinta vegetal para isso, Jeans Color ou Special Effects (essa última não é mais comercializada no Brasil), você passa e esquece no cabelo, pode deixar horas, afinal é uma tinta com base vegetal, mais natural e não danifica os fios. Ou você pode fazer com a própria tinta ou mix: uma boa quantidade de creme branco suficiente para cobrir todo o cabelo (a cor do creme não influencia no resultado, é que fica mais fácil de ver o quanto de tinta ou mix adicionar), de 1/4 a 1/2 do tubo de tinta ou mix que você usa e uma col. de chá de oxigenada (20 ou 30vl, 40 é exagero e 10 é muito pouco). Eu já fiz banho de brilho só com o mix e creme branco, reaviva a cor mas sai rapidinho.

- Posso pintar com Jeans Color ou Special Effects? Pode mas essas tintas não oxidam e é necessário uma descoloração prévia.

Espero que isso ajude meninas e vocês alcancem o vermelho de seus sonhos. Não esqueçam de cuidar muito bem das madeixas com hidratação e reconstrução.

17 comentários:

  1. Garotinha!!! Que folego!
    Gostei das dicas vou carrega-las no bolso.
    Maxine

    ResponderExcluir
  2. Olaa =)
    eu uso a Contrast Alfaparf com ox. 30 todo mes, e detooona mesmo o cabelo haha, mas nda que varias hidratações não resolva.. ou então é legal fazer uma cauterização de vez em quando ;)
    e vc escreveu que não se vende mais Special Effects no Brasil, mas eu conheço algumas moças que importam e vendem sim ^^
    muito legal vc colocar essas dicas, varias meninas irá aproveitar bastante ;D

    beijoss

    ResponderExcluir
  3. Paola Miss Cherry Pepper!4 de junho de 2009 às 19:57

    Nossa quanta informação...
    Mas tem uns porens, vou começar primeiro que eu gostaria de mais informações sobre o mix e depois que eu tinjo meus cabelos com alfaparf contrasti misturada a tinta da marca 766 i com ox. 40 vol mas uso um bom shampoo,condicionador e creme de tratamento e meu cabelo não é detonado é bem macio e brilhoso, mas esta marca alcança o perfeito vermelho mas em cerca de no máximo duas semanas ja esta laranja éo unico porem mas eu to feliz assim mesmo ja a Mjirel não é tão maravilhosa assim pois tentei várias vezes e não ficou tudo aquilo para quem tem as madeixas fortes com dificuldades de abrir o tom recomendo alfaparf mesmo ,valew as dicas um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei esse blog
    Essas dicas são aquelas que temos que guardar não só no bolso,mas tbm nas mechas!
    Obrigada pelas dicas!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Luana... onde vc consegue a alfaparf contrasti? Eu já usei ela no tom Rosso, mas não encontro mais, nem na internet... =(

    E é linda de morrer!

    Me avisa por favo, Bju.

    ResponderExcluir
  6. Caraca, rolei de rir aqui! Primeiro, o blog é maravilhoso, as dicas são demais! Eu ri pois andei pesquisando muito essa semana sobre cabelos vermelhos, low poo e etc., e frequentemente estava aqui no blog. Até salvei nos meus favoritos. Depois, só depois é que percebi que conheço a Mariana, dona do blog! Trabalhamos no mesmo local! Hehehe...mundo pequeno né? Agora, como o blog muito me ajudou, tá na minha vez de ajudar: Laisi, você encontra essas tintas profissionais em lojas para cabeleireiros. Aqui no Rio, eu vi as da Alfaparf em uma loja na rua uruguaiana, ao lado da universidade Estácio. Pertinho do metrô! Entre a Estácio e o rest. Girafas. Já na tijuca há uma loja chamada forma e beleza, onde eu comprei duas caixinhas da Maji. Espero ter ajudado! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana

    adorei as dicas
    Pinto meu cabelo com Soft Color Granada Intenso, se eu misturar com 1/4 do mix 6000 da Evolution of Color (Alfaparf) terei um vermelho mais vivo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente salvou minha vida! Mari vc virou minha amiga de infância... Amei

    ResponderExcluir
  9. Viviane, rs, fico satisfeita em ajudar.

    ResponderExcluir
  10. Olá, encontrei seu blog pesquisando sobre cabelo vermelho, e adorei as dicas, mas como sempre usei tintas normais, não sei ainda como funciona essas de cabelelreiro. Jeans color não é tinta??
    Qual Alfaparf qual numero seria bom pra ficar com a cor mais ou menos Deep red da jeans color.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Adorei.. apesar de ja saber disso tudo, sou vermelha assumida e de coração ha 5 anos, o modo como detalhou.. simplesmente demais...

    ResponderExcluir
  12. SOU VERMELHA JA TEM 10 ANOS..ADOOOOOOOOOOOOORO VERMELHO. JA PINTEI DE VARIOS TONS AGORA ESTOU COM A MEND PROFISSIONAL.

    ResponderExcluir
  13. Oi linda, to com uma pequena duvida, eu to a 1 ano ruiva, mas eu sempre pintei meu cabelo com tinta normal, uso Koleston 642 vermelho cereja, mas nao fica como eu quero. dai pedi na internet Contrast Alfaparf e queria saber se posso jogar ele em cima da tinta que eu to agora? vai ficar mais vermelho ? vai fechar ? oque eu tenho que usar junto com o Contrast Alfaparf? to com muito medo de pintar em casa e jogar só o Contrast Alfaparf e ficar careca kkkkk. se puder me ajudar aguardo anciosa por respostas ..
    beijos e adorei todas as dicas, adorei o blog, vc concerteza tirou muitas duvidas minhas e das futuras ruivinhas, rs

    ResponderExcluir
  14. Suellen, já tive esse tom da Koleston e joguei a "majicontrast" da loreal usando uma ox. de 30 na 1° vez para "abrir" o tom e nas outras vezes ox. de 20. Não usei essa da Alfaparf mas pelo que ouvi falar tem o mesmo efeito! Conforme as aplicações o tom irá ficar cada vez mais vermelho, porém desbota horrores e requer MUITO cuidado e manutenção, pois vai ficando laranja. Recomendo usar o Banho de brilho da Keraton entre as colorações, tem um tom beem vermelho dessa linha de tonalizante chamado "pimento rosa" realça bem a cor do vermelho...dura em torno de 3 lavagens no máximo. Bom, boa sorte e muita hidratação nos cabelos! Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Eu tenho o cabelo tingido de vermelho com tinta de farmacia
    queria saber se posso jogar por cima a contrasti da alfaparf vermelho rosso sei que tenho que dar uma pausa porque eu tinha o cabelo preto azulado e foi nessaria a descoloração total dele pra chegar nesse tom quanto tempo devo esperar pra passar a outra e que ox usar posso usar e melhor o mais forte ?

    ResponderExcluir
  16. EU GOSTARIA DE SABER SE EU POSO MISTURAR O JEANS COLOR DEEP RED COM O TONALIZANTE SOFT COLOR 645 PARA INTENSIFICAR A COR ??

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei as dicas do blog! Sou "vermelha" a muitos anos, mas sempre que canso eu tiro. Faz 2 meses que voltei a cor. Sempre usei Majicontrast porém ela puxa muito para o laranja, ouvi falar da Contrast porque puxa para o rosa. Estou procurando por ela loucamente e não acho aqui em SP de jeito nenhum, tem alguma dica de site que poderia me ajudar? Obrigada!
    Visita lá: fizdesalto.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!