20 maio 2013

Segunda saúde: as alérgicas a cosméticos e maquiagem


Eu desenvolvi uma alergia a desodorante, bem, assim disse o dermatologista sem fazer exame ou curetagem da pele, ele me indicou que usasse apenas produtos hipoalergênicos nas axilas mas como teimosa que sou e já prevendo uma maior dificuldade em encontrá-los, eu passei a usar o bom e velho leite de rosas, deu certo, depois passei para um antitranspirante de outra marca, continuou dando certo, hoje em dia uso qualquer um menos os da marca que me causou alergia.

Eu sou uma pessoa altamente alérgica e qualquer coisa em qualquer momento pode me causar uma reação mesmo que seja uma coceirinha no pulso, juro, se eu segurar um metal por muito tempo lá vem umas bolinhas vermelhas, o calor e o suor também me causam desconforto, é chato e eu preciso procurar um alergista para que isso não piore. O meu maior sofrimento é quando a rinite resolve atacar, eu fico inchada, quase não consigo abrir os olhos, cabeça pesada, espirro demais, parece uma gripe fortíssima, as pessoas chegam a ficar preocupadas de tanto que o meu rosto demonstra o meu mal estar. A última novidade é uma alergia ao meu cachorro, como assim??? Convivi tantos anos com ele dormindo ao pé da minha cama e de repente nem posso mais pegá-lo no colo.
Por isso que eu tenho um cuidado extremo com as minhas maquiagens e cosméticos, se sair da validade, eu jogo fora mesmo, conheço o meu histórico e para eu desenvolver uma alergia é um pulo. Melhor deixar de ter certas cores de sombra do que não poder mais usá-las.

Uma amiga achou que estava com conjuntivite, dessas que a gente pega em contato com alguém contaminado, mas o engraçado é que ninguém mais pegou e simplesmente melhorava e voltava rapidamente, ela achou estranho, consultou um oftalmologista e descobriu que eu conjuntivite alérgica, ou seja, cuidado dobrado com poeira e roupa de cama, só que há mais um detalhe que a deixou triste, maquiagem nunca mais. 
A dela é um pouco diferente, não é somente a maquiagem, mas no geral, as alergias se dão a algum componente dos produtos e como é difícil definir qual é, o médico manda abolir todas e qualquer uma. Desanimador, não é?
Eu não indico a fazer o que eu fiz com o desodorante, o negócio pode ficar feio e você parar no hospital mas eu sei como é difícil ficar longe de cremes, sombras e máscaras.
Pergunte ao seu médico se você pode usar produtos hipoalergênicos e/ou minerais que também seguem a tendência de sem cheiro e sem corante. E se você está preocupada com o seu rico dinheiro, relaxa, até a Avon tem uma linha de maquiagem mineral.

Marcas que podem funcionar pra você:

- Linha mineral da Avon;
- Kiehl's;
- Clinque;
- Dermage;
- Bare Minerals;

Também pode-se encontrar produtos na AlergoHouse.

Já curtiu a fanpage? Se preferir é só procurar por Vaidosa e Toda Prosa no Faceboook.

8 comentários:

  1. Eu não tenho alergia a make, mas comprei um lápis d e olho essa semana e senti muita coceira nos olhos, fiquei uns dias sem usar e passou, vou testar de novo para ver se foi ele.

    VEJA OS MEUS SORTEIOS ATIVOS NO MOMENTO: http://rockcomluxo.blogspot.com.br/p/sorteios.html

    ResponderExcluir
  2. É super ruim ser alérgica... tenho alergia a alguns produtos de maquiagem, mas a maioria não me incomoda muito não... ainda bem :D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai como é chato sofrer de alergia né? Tenho alergia algumas coisas, mas consegui substituir por outros produtos sem problemas.
    big beijos
    Lulu on The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto coceira , nem sempre, quando uso rímel. Mas temos que dar mais atenção pois só tende a progredir o problema. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho algumas alergias mas nunca desenvolvi nenhuma alergia a nenhum cosmético. Felizmente :)

    ResponderExcluir
  6. OIii nossa você é mt alérgica, que chato isso. Também tenho rinite. É um saco! Eu também jogo sempre fora os produtos quando vencem, tenho medo de alergia.
    Bjs, Bruna.
    http//moranguinhuemake.blogspot.com
    http://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?fref=ts

    ResponderExcluir
  7. Meio irresponsável seu médico dizer que é alérgica sem exames. Existem muitas pessoas que são alérgicas, inclusive, a produtos hipoalergênicos, pois as causas de suas alergias são diferentes das mais comuns. Sugiro procurar outro profissional que te examine adequadamente e exija o teste alérgico. Sou muito alérgica também inclusive a coisas que ninguém mais é, então tenho cuidado redobrado nesse quesito.

    www.dicasdamag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei Mag mas acabei nem procurando outro médico, simplesmente aboli o uso da marca e optei por outras. Não recomendo isso que eu fiz, o melhor é fazer um teste.

      Excluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!