22 maio 2013

Blogs gente como a gente ou capas de revista?

Quando eu comecei a prestar atenção em blogs, lembro que eram simples, layouts básicos, nada de glamour, apenas textos interessantes (ou não) e algumas opiniões sobre produtos de beleza, perfume e maquiagem. Foi quando eu resolvi criar o meu e se olharem o meu histórico irão perceber que em 2008 eu mal tinha fotos, a maioria era tirada da pesquisa do Google e eu escrevia pouco, só o básico, não mostrava a cor do batom ou o resultado do uso contínuo de um tônico para o rosto. O tempo passou e eu continuei aqui, com alguns sumiços que são até naturais, afinal são 6 anos escrevendo porque eu gosto, com poucos publis e uma margem de visitas que não impressiona. Eu também tenho um blog pessoal chamado Caderninho Lilás, quer dizer, tenho mas não escrevo desde 2011, é uma pena porque acho que alguns textos caberiam muito bem naquele espaço mas falta-me tempo para administrar tanta coisa.

Eu não sei ao certo quando aconteceu o "boom" dos blogs e não falo só dos que tratam de moda e beleza mas dos blogs de humor, o Não Salvo é um dos mais acessados do Brasil, muitos vídeos que bombam no Youtube e no Facebook foram divulgados pelo Cid. O Rafinha Bastos surgiu na Internet, lembro que descobri o site por acaso e sempre que acessava escutava uma musiquinha: ame o Rafinha, a-a-ame o Rafinha. Nunca mais esqueci. 

Com o boom, vieram os seguidores, os comentários, surgiu o Twitter e o Facebook e começaram os compartilhamentos, as empresas perceberam que seria um bom nicho para anunciar, afinal, alguns blogueiros viraram ícones e têm fãs. Eu já recebi ligação de uma empresa que recebia muita gente procurando o serviço porque viu no meu blog, e não foi algo pontual mas a repercussão dura até hoje, imagina aqueles que recebem milhares de visitas diárias!
As blogueiras que começaram a postar looks do dia chamaram a atenção, muita gente queria saber que bolsa era aquela, que sapato ela estava usando, qual a loja preferida, qual a marca e acabaram sendo chamadas de blogueiras de moda e nem precisa entender muito da coisa mas é preciso manter-se antenada.

A minha idéia era de que a procura por blogs se dava por serem pessoas normais do outro lado da tela e não modelos em capas de revista, com opinião sincera sobre tal produto ou peça, mas agora estou confusa. Os blogs com mais visitas são os mais produzidos com fotos profissionais, photoshop, peças que antes só eram desejo de quem lia revistas como a Vogue, marcas com valores que não são para a maioria e publicidade mascarada. 

Nada contra publicidade, eu já fiz post pago e já aluguei o meu espaço para banner, afinal, eu tenho que   reservar um certo tempo por dia para administrar o blog, mas a transparência mantém a idéia original, sempre deixo claro que a minha opinião é sincera e não me disponho ao que não acredito ou não uso.

To te esperando na fanpage! Ou se preferir, procure por Vaidosa e Toda Prosa no Facebook.

19 comentários:

  1. Nossa o meu blog no começo era tão simples...rsrs
    Os post também iguais o seu...nem foto tinha kkkk

    Beijoss *-*
    http://mundinhodapam.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois a gente vai melhorando né Pamela, mas continuo com a mesma sinceridade.

      Excluir
  2. Eu prefiro os blogs "Gente como a gente", se quero ver coisas muito produzidas, surreais e gente vestindo vestido de 10 mil reais eu vejo nas revistas, que são profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb prefiro, afinal, to longe de poder comprar um vestido de 10 mil reais.

      Excluir
  3. Mariana, eu concordo plenamente com tudo que você falou. Não desmerecendo os blogs de moda e beleza porque sigo vários e são ótimos e lindos, mas você só encontra por aí sites com fotos de roupas e maquiagens. E esses são os mais acessados. É bem verdade que desde muito tempo as coisas mudaram com tanta influência da mídia e do capitalismo.. aah, com relação a sua pergunta do incêndio eu respondi lá no blog, mas vou te dizer aqui também.
    Praticamente ninguem tem extintor em casa, mas pode sim ter. Os mais indicados são os de CO2, porém, saber usar porque o gás carbônico inalado em grande quantidade pode asfixiar, mas é uma saída boa pra nossas casas com equipamentos eletrônicos. Você pode pedir ajuda a um bombeiro e ele vai te orientar direitinho (:
    :*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acesso Lane, não vou mentir, mas ultimamente estou visitando mais blogs "gente como a gente" e to gostando bastante.

      Excluir
  4. Infelizmente é assim que funciona é só observar o FACE. "Viver de mentirinhas" parece pertencer a nossa cultura. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro os blogs gente como a gente. Nada de estrelismo pq me deixa em dúvida se aquela review de fato é verdadeira ou é uma "dica de amiga".

    BEEEEJO =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dica de amiga tá difícil de acreditar porque algumas não deixam claro que é publi.

      Excluir
  6. Lembro bem, já criei vários blogs, e comecei em 2008. Tudo era tão simples, mas hoje o glamour e criatividade falam bem mais alto ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o glamour até pode ter, sabe? Afinal tem gente que tem mais dinheiro mesmo, o negócio é a mentira, é dizer que é dica de amiga mesmo sendo publi ou jurando que uma bolsa é original quando é uma cópia.

      Excluir
  7. Oii concordo com vc - a opinião sincera deve vir acima de tudo e sou contra o uso de programas tipo o photoshop nas fotos. Em nenhuma das minhas fotos eu faço isso de mexer. O que tá é o que é.
    Bjs, Bruna.
    http://moranguinhuemake.blogspot.com
    http://www.facebook.com/MoranguinhuEMake?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já mexi só para melhorar a visualização, deixar a foto mais claro mas fazer retoques...não faço.

      Excluir
  8. Eu, como jornalista, acho que os blogs são um ÓTIMO jeito do leitores comuns encontrarem opiniões mais realistas, pois a gente sabe que a grande mídia está sempre tem algum interesse por trás, né? Mas concordo com você em um aspecto: hoje, os blogs que são superfamosos perderam essa ideia de serem de gente comum e os blogueiros tornaram-se celebridades, o que eu acho muito ruim. É muito difícil encontrar blogueiros que sejam honestos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, é verdade, uma it blogueira veio ao Rio e andou com seguranças no shopping, eu não sei se eram dela ou se foi o próprio shopping que promoveu devido ao encontro marcado lá.

      Excluir
  9. concordo contigo , prefiro blogs com pessoas "reais " gente como a gente que dão dicas e coisas que estão ao nosso alcance, claro que tem que ter a criatividade tem que fazer o melhor mais sem perder essência.

    XoXo ♥

    garotamoderninhaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a criatividade conta muito né? Mas não é sempre que ela aparece, eu tento fazer o meu melhor.

      Excluir
  10. Acho bacana blogs de moda que mostram coisas bacanas e tal mas também acho importante os blogs terem mais conteúdo e falarem sobre assuntos diversos,porque uma coisa só vai indo cansa.Adorei o post sobre esse assunto

    bjos

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, é por isso que eu adoro a tua amizade kkkkkk

    Bjssss e uma linda tarde p/vcs

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!