15 maio 2013

A (absurda) demora das encomendas internacionais


Compra online poderia ser assim como na foto, compramos com um clique e recebemos na hora, ainda mais as internacionais que estão demorando muiiiiito para chegar, o engraçado é que se puder ser rastreada dá para notar que demora mais ou menos uma semana para chegar ao Brasil e é aí que começa o drama, aguarde sentada e esqueça que está esperando algum produto porque vai demorar.

Conheço pessoas que trabalham em empresas de importação e uma delas me contou que a triagem está cada vez mais rigorosa porque há muitos produtos que são declarados com um valor bem menor do que valem e outros que vêm identificados como algo completamente diferente, além disso, houve um pente fino nos agentes da Receita Federal de São Paulo, a maior porta de entrada para as encomendas internacionais, pois estavam deixando passar muita coisa sem o devido tratamento, ou seja, se antes demorava mais ou menos 30 dias, pode contar que a média passou para 60.

Na semana retrasada eu recebi uma bolsa envelope que comprei em 28/01/13 no Alie, que eu me lembre foi a compra que mais demorou até hoje, costumo receber entre 30 e 45 dias, ainda estou esperando um kit de pincéis da Coastal Scents que comprei no início de março. O mais estranho é que ontem chegou uma clutch que comprei em 04/04/13, se a triagem é feita em ordem de chegada por que alguns pacotes demoram mais do que os outros? 


Eu desanimei com compra internacional apesar de ainda fuxicar os sites e ficar tentada com os preços convidativos mas nem tudo é má notícia, a receita não está muito interessada em pacotes com bolsa, maquiagem, roupa e acessórios, eles querem saber de eletrônicos, tênis, perfume, itens de marcas conhecidas e se uma pessoa importa uma grande quantidade de apenas um produto, acreditem, eles monitoram pelo CPF. 

Para fazer o negócio melhorar temos que reclamar com o Ministério da Fazenda, é só acessar a ouvidoria, mandar uma mensagem com o número de rastreio do seu pedido e seus dados, um por um fazendo isso é um empurrão para que a coisa toda mude. Reclame com o Correios também porque tem a sua parte nesse problema.
Eu acho vergonhoso para um país desenvolvido, algumas lojas internacionais pararam de enviar para o Brasil (ex. Benefit) por conta dos problemas e dos prejuízos devido a compradores pedindo a restituição do valor pago porque não recebeu a mercadoria. O Morangão aumentou tanto o preço que nem acho mais vantagem, paga-se um valor quase igual ao praticado em território nacional mais o risco de ser taxado.

A dica, que eu pretendo adotar, é sempre fazer pedidos com número de rastreio, pelo menos fica mais fácil de você cobrar caso não chegue.

To te esperando na fanpage!

32 comentários:

  1. Eu gosto tanto de comprar e os preços sao tao camaradas q o tempo q demora é consequencia, quem compra tem q estar preparado pra isso né

    bjs
    http://www.compradoraweb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brena, pois é, os preços são muito convidativos mesmo, é difícil pagar muito mais na loja física sabendo que pode-se comprar bem mais barato online.

      Excluir
  2. realmente, as encomendas demoram demais, e os correios fazem um total descaso com os nossos pacotinhos... Estou esperando coisas há mais de 3 meses...

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piorou né? Sempre demorou mas a média de tempo era menor.

      Excluir
  3. Apoio plenamente. Quando chega, a mercadoria, ficamos até surpresas. Que isso??? Já tinha esquecido.... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mari,
    Eu comprei poucas coisas lá fora e o que mais me angustiava era a demora para receber as coisas e o medo de vc pagar e não receber???
    Tenso!
    Big Beijos
    Lulu
    Blog Lulu on The Sky
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lulu, só tive problema com a fragrancex, comprei um perfume que nunca chegou, e eu compro bastante heim.

      Excluir
  5. O problema aqui para aalem da demora da chegada das encomendas é que muitas vezes elas são extraviadas. Por isso quase sempre eu prefiro comprar as minhas coisas e mandar para algum endereço no esreangeiro para evitar essas coisas desagradaveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tem serviços que fazem isso né mas não dá no mesmo?

      Excluir
  6. Nossa, sofro MUITO com compras internacionais porque fico ansiosa pra receber logo e sempre demora... E o problema é aqui no Brasil! :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento esquecer mas algumas coisas eu quero tanto que todo dia torço para chegar.

      Excluir
  7. Muito bom seu post. É um absurdo mesmo a demora...aff...eu fico tão ansiosa que aí parece demorar mais ainda.
    Mas eu ainda prefiro esperar que pagar o absurdo que cobram aqui no Brasil. Um absurdo ser tão barato lá fora e quando chega aqui aumenta o valor estupidamente.
    Hoje tem post novo no meu blog.
    Aguardo sua visitinha.
    beijinhos

    www.jananogueira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tb prefiro esperar do que pagar até 150 reais a mais.

      Excluir
  8. Sempre compro pelo ebay, mas olha, pelo preço BEM MENOR que a gente paga, acho que vale a pena a espera. Uma coisa de 100 reais aqui eu pago 30 no ebay1

    Beijos, Clara do www.nemsanta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Clara, estou esperando a naked 2 que comprei pelo beauty bay por 150 a menos se comprasse na sephora aqui.

      Excluir
  9. Concordo com o que você disse, é preciso reclamar!!! Se a gente deixa pra lá e não reclama, não é contabilizado e parece que tudo está indo as mil maravilhas!!!

    bjsssss

    ResponderExcluir
  10. nunca fiz uma compra internacional eu tenho receio:s

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desde agosto passado eu estava recebendo minhas compras na média de 20-25 dias, mas agora parece que desandou. Estou aguardando encomendas desde março, interessante que recebi as 2 últimas compras que fiz,que levaram 30 dias( 7 pra chegar ao BR e o restante aguardando os Correios), e as anteriores...nem sinal por enquanto!
    mas é o preço que pagamos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tenho uma de março que também estou no aguardo e nada de chegar.

      Excluir
  12. É realmente um absurdo a demora, comprei uma bolsa que demorou quase 2 meses pra chegar, os outro produtos chegaram mais rápido, tipo legging, blusas.. mas eu ainda acho que vale a pena! São produtos que não encontramos no Brasil, com a mesma qualidade e beleza que encontramos nos produtos importados :)

    Obrigada pela visita ao meu blog :)
    achadosfashionn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Meu caso eh diferente. Eu moro no Canada, enviei uma surpresa para um amigo que mora em Sao Paulo no dia 5 de Julho; estamos em Setembro e ele ainda nao recebeu. O pior eh que eh pra ser surpresa, por isso nao quero perguntar se ele ja recebeu.. creio que nao, ou ele teria me dito. Estou angustiada! 2 meses eh normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deveria mas pior que é, tem gente que recebe em 3 meses e há casos ainda mais assustadores de algo que chegou 6 ou 7 meses depois.

      Excluir
  14. Aquilo que ninguém quer ouvir: a qualidade do serviço público também é o reflexo dos hábitos e dos costumes de uma sociedade. Conferir e cobrar é simples e rápido. Quem compra sabe que o imposto é(ainda) lei e obrigatório. Exceção é não ser tributado. Não precisa sair correndo atrás do credor depois do esquecimento mas, por acaso, você lembra ao seu "chinese" para "kindly", declarar o valor correto do produto comprado? Entendeu??. Vou desenhar. Depois de conferir é preciso avaliar o preço "real" de tudo aquilo que se pode comprar pela internet. Trabalho Colossal e Desumano.
    Que tal uma nova forma de pensar? Coerente com o que esperamos, queremos e(DEUS! que eu tenha razão) SOMOS. Declarar corretamente o preço pago pelo produto. Não querer levar vantagem com o "nosso" para aquilo que é "público" possa ser(servir) corretamente de(à) todos.

    Mariana, passei aqui por acaso(minhas encomendas também estão demorando) e aviso que essa ideia não está a venda. Você só pode pegar emprestado, usar e abusar. Não é preciso devolver e se mais alguém se interessar, por favor, passe a diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi quanto a ideia não estar a venda.

      Eu concordo que os serviços são reflexos da sociedade, acho que estamos caminhando para ter uma voz mais ativa no nosso país, não deixar apenas nas mãos de quem governa, pena que isso é a passos de tartaruga e muitos ainda vivem no assistencialismo: "a culpa é deles e eu tenho nada com isso, só me resta reclamar". Eu não concordo com isso.
      Eu tb não concordo com as altas taxas exercidas no país, se compararmos os preços praticados por aqui com os de fora é realmente absurdo mas não recomendei que declarassem um preço menor do que o real, eu comentei no post que isso atrasa ainda mais o trabalho de conferir as encomendas, o que é um prejuízo para quem gosta de comprar em site internacional.

      Excluir
  15. h
    Ricardo Bastos

    Olá,
    Eu comprei, por último, perfumes e suplementos dos eua, está prestes a completar 2 meses e nada das compras. Quando compro no ali, recebo as compras em 30 dias, em média. Às vezes tenho a impressão de que a demora não seja servico postal ruim e burocracia da fazenda, talvez esse atraso possa ser causado propositadamente pelo governo, objetivando desestimular algumas compras, tendo em vista muitas dessas compras não serem tributadas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Mariana!
    Como você, comprei uma Naked 1 da Beauty Bay em julho (2013) e minha irmã a Naked 2 em junho e até agora (outubro), nada de chegarem! Acho que tem alguém na alfândega ou nos correios surrupiando as paletas... O pior é que comprar com rastreio não compensa, porque ocorre apreensào e taxaçào na certa! Tenho vergonha de pertencer a um país onde a desonestidade grassa. E reclamar prá quem?
    Cláudia Ferlin

    ResponderExcluir
  17. Eu acho melhor não reclamar para que o seu nome não fique marcado - reclamar não adianta nada estes caras junto com os políticos fazem o que querem são os donos do País uma pequena perda é aceitável diante do lucro de compras constantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não acha que essa mentalidade é a que nos mantém na mesma? Se cada um fizer a sua parte, as coisas mudam.

      "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo o seu país." John F. Kennedy

      Excluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!