03 abril 2009

Participação da leitora: Melasmas.

Que legal, eu já recebi dois textos e hoje vou publicar o primeiro.
Quem mandou foi a Rosi de São Paulo, ela também tem um blog, o Mundinho da Rosi.

O que é essa mancha aqui?

Você aderiu à depilação do buço há pouco tempo e notou uma manchinha feia no lugar? Pois é, isso pode ser melasma.
A depilação à cera pode gerar uma mancha no buço porque ocorre uma irritação dos melanócitos que passam a produzir mais melanina.

Esse é um dos motivos mais freqüentes de consulta ao dermatologista e o mais incômodo também. As mulheres em idade fértil são as maiores vítimas. As manchas são escurecidas e atingem principalmente as bochechas, testa, nariz e a pele acima do lábio superior. A pele dessas regiões acumula melanina, um pigmento acastanhado, levando ao escurecimento.
A causa exata do problema é desconhecida. Mas existem alguns fatores que pioram o quadro como tendência genética, influência hormonal que começa ou piora com o uso de anticoncepcionais ou durante a gestação e a exposição aos raios ultravioleta que estimulam a produção de melanina, agravando a situação.
Antes de começar o tratamento, quem tem melasma precisa compreender que sua pele é extremamente sensível à luz. E que essa sensibilidade não muda, mesmo com o tratamento. Por isso, se você tem, proteja-se diariamente contra a luz solar e contra a luz visível. Faça chuva ou faça sol. A proteção deve continuar mesmo depois que o problema for tratado. Se você relaxar depois que a pele clarear, a mancha volta. Use no mínimo Filtro Solar de boa qualidade com FPS 30 e repasse a cada 03 horas ou até antes, se você suar ou se molhar. Na praia e na piscina o cuidado deve ser redobrado: além do filtro, use boné, e fique na sombra durante os horários de pico do sol. A resposta ao tratamento é pior em quem toma pílula anticoncepcional. Se o incômodo com as manchas for grande, pense em trocar o método contraceptivo.
Felizmente existem bons clareadores disponíveis que podem ser usados em cremes de uso domiciliar, mas sempre com a ajuda de um dermatologista. É o caso da hidroquinona, da tretinoína, ácido glicólico e outros mais. Normalmente o tratamento é completado com peelings químicos realizados em consultório.
O resultado costuma aparecer após um ou dois meses de tratamento. Em aproximadamente meio ano a melhora é grande. Depois disso, é recomendado um tratamento de manutenção, enfatizando sempre a proteção solar.
Quer saber mais? Clique aqui.


Obrigada Rosi!

5 comentários:

  1. Ui, que orgulho!
    Um texto meu publicado em outro blog! Adorei, Mariana.
    Obrigada mesmo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá queridaaaa!Tem uma rifa de 5 kits de produtos Dona Toinha no meu blog(será escolhido um pela ganhadora), segunda e terceira sorteada também ganha produtos Dona Toinha dá uma olhada lá!Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida.
    Achei muito boa a tua materia sobre melasma!!
    Parabens!
    Fiquei com vontade de reproduzir no meu blog..posso?!?
    Abraços


    www.coisasdemariquitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Seilane, eu não escrevi essa matéria, foi a Rosi do blog Mundinho da Rosi, ela enviou para ser publicada aqui.

    ResponderExcluir
  5. Publicado lá no meu blog tá!!!

    www.coisasdemariquitas.blogspot.com


    Espero que goste!

    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!