28 novembro 2010

Eu amo o Rio de Janeiro!

Eu nasci aqui e fui criada na Zona Norte, com 20 anos me mudei para um bairro mais tranquilo onde é raro, muito, mas muito raro mesmo escutar tiros.
Eu morei perto de favela, vira e mexe escutava tiros e quase todo final de semana eu dormia com a música alta de um baile funk famoso que nem existe mais, eu acho. Já encontrei bala perdida no meu apartamento, conheci um casal que foi morto por queima de arquivo, já esbarrei com traficantes, já fui assaltada, já fui ameçada de sequestro, já tive que correr na rua de não sei quantos homens, já sai do colégio mais cedo porque mandaram fechar tudo, já andei na rua com o comércio fechado e muitos policiais armados até os dentes e conheço gente que passou por coisas piores, muito piores.
Essa é a violência que existe há muito tempo na cidade e que faz muita gente temer o Rio de Janeiro. Mas ao contrário do que pensam e do que a mídia mostra, não é que toda vez que o carioca sai de casa ele será assaltado ou vítima de bala perdida.
Engraçado foi quando eu fui para Natal e via gente deixar mochila ou bolsa sozinha na areia para dar um mergulho, fiquei abismada, será que não tem medo de levarem? Mas ninguém nem olhava, alguns apenas desviavam para não tropeçar. Percebi que esse medo é coisa de carioca, talvez de paulista também.

Agora o Rio passa por um momento histórico, finalmente o Estado está retomando o poder em seu território e espero que assim seja e assim continue. Infelizmente faz-se necessário o uso da força e da violência, há quem diga que tem que ter políticas sociais, eu concordo, mas primeiro arranca-se o mal pela raiz, depois evita-se que seja plantado novamente. Não dá para ressocializar quem nunca foi socializado.
Finalmente a polícia tem o apoio da maioria da população, até daqueles que estão no meio do fogo cruzado. É verdade que o risco de morrer muitos inocentes é enorme mas eles estão morrendo há muito tempo e agora torcem para que finalmente tenham paz depois da guerra.
Impactante ver a imagem de veículos blindados chegando para invadir uma favela, e as linguagens de guerra como "conquista de território". Polícia civil, militar, federal, exército, marinha, aeronáutica, todas as forças unidas para dar fim ao chamado poder paralelo.

Eu apóio a ação que está acontecendo no Rio e se começou, tem que terminar, não é hora de recuar.

Eu sou carioca de coração, nascida e criada, e eu digo a todo pulmão: eu amo a minha cidade!

13 comentários:

  1. Eu moro em Campo Grande (RJ) e aqui é tão tranquilo que parece que eu tô em outro estado... só vejo essa movimentação toda pela tv... é muito chato mesmo mas eu estou acreditando que dessa vez vai dar tudo certo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas palavras...adorei e senti a mesma coisa vendo as notícias pelos telejornais...imagino que pra quem mora aí deve ser uma sensação ainda mais forte...de fato a polícia precisa agir...para garantir a segurança do cidadão.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Flor, vc sumiu, saudades dos seus posts!
    Peço a Deus pela paz no Rio essa cidade de encantos, não conheço o Rio mas conheço cariocas, que é um povo batalhador, e cativante!
    Paz no Rio!

    ResponderExcluir
  4. Olá linda, super bacana seu site, encontrei quando estava pesquisando uma loja que vende-se natura com desconto!Graças a vc encontrei!!!vou vira fã do seu blog, eu adooooro tudo que esteja relacionado com beleza!!!um dos meus lugares preferidos é o salão de beleza, a loja do boticário e a clinica de tratamento estético!!!hehehehe....AMIGA...PARABÉNS, MUITO LEGAL MESMO!!!MIL BEIJOSSSS...

    ResponderExcluir
  5. Flor!
    Que situação esse nosso Brasil está passando né?! Mas independente eu ainda quero conhecer a sua cidade maravilhosa!
    Amei seu Blog!
    Estou te seguindo! Se gostar do meu me segue tb!
    http://1001cosmeticos.blogspot.com
    @1001cosmeticos
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Tb nasci e fui criada no Rio e não passei nem pela metade das coisas q vc disse.
    Sempre q vou a praia, apenas com meu namorado, deixamos nossas coisas na areia p. darmos um mergunho.
    ACHO QUE O MEU RIO É DIFERENTE DO SEU.

    ResponderExcluir
  7. É Anônima, deve ser.
    Imagina, o que eu escrevi não acontece, é absurdo, não acontece mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Bel, pois é, o meu tempo está apertado, chega o final de semana, eu mal pisco e já acabou, rs. TENSO.

    ResponderExcluir
  9. Eu imagino o que você esta passando... desejo tudo bom pra sua cidade e pra você também...
    E o seu blog é muito bom viu?!

    ResponderExcluir
  10. SOU BAIANA QUE SONHA CONHECER O RIO( MEU IRMÃO PASSOU FÉRIAS LÁ E VOLTOU UMA SEMANA ANTES DA OCUPAÇÃO POLICIAL) ACOMPANHEI TODO O NOTICIÁRIO E FIQUEI FELIZ QUE AOS POUCOS O RIO RETOMA GLORIOSA AO SEU STATUS DE CIDADE MARAVILHOSA UM POUCO MAIS LONGE DA VIOLENCIA URBANA.

    ResponderExcluir
  11. Eu moro no Rio, aqu além de ser lindo é tranquilo.
    Tomare que continue assim!

    ResponderExcluir
  12. Creio que as pessoas que amam o Rio como eu ficam profunfamente decepcionadas com a falta de educação de alguns cidadões. É triste ver alguns bairros e principalmente o centro da cidade com tanto lixo jogado pelos podestres. Isso é uma vergonha, parce um aterro sanitário. Se você realmente ama o Rio, não permita que pessoas ¨imundas¨ infestem nossa cidade com tanta sujeira.

    ResponderExcluir
  13. Se não aprovar os meus comentários acerca da sujeira, sou obrigado a crer que não se importam com tudo isso.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!