19 agosto 2013

Segunda saúde: substituições saudáveis

Imagem: Pitadinha

Eu já mencionei que o meu campus da faculdade fica dentro de um shopping e todo dia eu sou bombardeada com tentações da praça de alimentação, muitas vezes eu resisto e acabo comendo um salgado integral quando o estômago ronca ou tomo um suco quando não estou com muita fome. Eu olho para as pessoas comendo lanches do McDonald's, Burguer King, KFC, pizza e outras comidinhas gordurosas, bate aquela vontade mas logo eu penso: "se eu comer isso, vou acabar morrendo pela boca". E é verdade, há uns 2 meses comecei a tomar remédio para pressão alta, eu tenho a genética mas a gordura corporal e o sedentarismo pioram a situação. Já passou da hora de eu cuidar mais do meu corpo e da minha alimentação mas eu sou viciada em comer mal e cometo muitos deslizes, ainda mais quando se trata de besteiras. A ansiedade também não ajuda, sinto falta de gostos fortes e alimentos crocantes mas eu percebi que se eu fizer substituições inteligentes consigo "enganar" a minha mente. 
Alguns alimentos eu consigo diminuir sem sofrer, raramente compro carne, deixei para consumir apenas quando tem um churrasco de comemoração, um almoço especial ou quando o desejo é grande, sábado passado eu fiz dois medalhões de carne sem bacon, um para mim e outro para o namorido, mas eu estava planejando há bastante tempo fazer um risoto acompanhado de filé mignon. Só que refrigerante, doce, besteiras tipo pizza, salgados de forno e outros são difíceis apesar de eu estar cada vez mais exigente com a qualidade do que consumo, prefiro nem comer um chocolate de qualidade ruim, não é prazeroso e não vai me satisfazer. Então estou em busca de substituições e encontrei algumas muito promissoras, inclusive uma que eu experimentei, adorei, aprovei e diminui a minha vontade por refrigerante.

Imagem: Perder Quilos

Água com gás e rodela de limão ou laranja. Essa funciona muito bem e é tão refrescante e gostosa. Para ter em casa, eu prefiro comprar garrafas pequenas pois a grande perde o gás rapidamente. Também já adicionei em suco, eu uso polpa de fruta, primeiro eu bato com um pouco de água filtrada e depois adiciono a com gás, assim não perde as bolhinhas e fica ótimo.

Imagem: Pitadinha

Sabe o salgado maromba feio com frango e algum legume? Também dá para fazer pizza com a mesma massa! Olha que aparência apetitosa dessa da foto. A ideia eu encontrei no blog Pitadinha, aliás, a inspiração veio dele para esse post, a primeira imagem é de uma coxinha assada bem leve e sem massa.


E que tal cozinhar sem óleo? Dá para substituir o óleo pela água no refogado, inclusive, vi também no Pitadinha que a blogueira chegou a fazer frango grelhado, carne moída e antepasto do mesmo jeito.


Eu adoro essa pizza de frigideira, eu faço com rap 10, molho de tomate, queijo branco light, tomate e manjericão. Fica uma delícia e é um lanche saudável. Também já vi que é possível fazer pizza de frigideira com massa de pastel mas não sei comparar a quantidade de gordura, caloria e carboidrato.

É possível ter uma alimentação saudável comendo bem sem se privar do sabor e de lanches, afinal, é muito difícil seguir a dieta do frango grelhado, salada e arroz integral, eu não aguento.

9 comentários:

  1. Para, que a fome está batendo! haha

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Participe do Sorteio do blog, 5 películas Protector Nail. Clique!
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito viciada nessas guloseimas que são bombas calóricas..
    Desapegaaaaaaa! rsrs

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelPoubel

    Big Beijo ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei querida!
    Ter uma alimentação balanceada e saudável é essencial né?

    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É tão dificil para mim, trocar as frituras por coisas saudaveis ;/
    Mas estou tentando
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa devem ser ótima essas receitas. Adorei o post !
    Beijos :)

    http://www.blogdapaulinka.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Má,nossa como é difícil resistir aos salgadinhos :/ eu preciso urgente começar uma alimentação saudável! amei seu post,e a couve sem óleo..que legal,gostei do vídeo e essa pizza tá linda heim =)

    Beijoos
    estrelafloresmelancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. estou tentando ser mais saudável para entrar em forma hehe
    adorei o post e a i´deia de pizza com wrap light é ótima, adorei e vou fazer

    Guru de beleza

    ResponderExcluir
  8. sou fraca em comer D;

    beijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
    http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal esse post!! Adorei as substituições!!
    Essa do refri é demais! Já tomei água com rodelas de limão e laranja, uma delícia!! :D

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    - Facebook
    - Twitter
    - Youtube

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!