10 junho 2013

Assunto sério: Preconceito estético


Há alguns dias eu estava no shopping e passou por mim um homem tatuado da cabeça aos pés, vários olhares o seguiram, alguns por curiosidade pelo diferente e outros com cochichos e risadinhas. Eu me segurei, nem poderia passar pela minha cabeça achar que aquele homem era ridículo ou mau caráter, na semana anterior apresentei um trabalho na faculdade sobre preconceito estético e eu tenho tatuagem! 

O diferente chama a atenção, é natural, mas o que define o preconceito é como lidamos com isso. É muito comum ver pessoas que não admitem que são preconceituosas mas atravessam a rua quando vêem alguém com dreads. 
O preconceito estético está relacionado a aparência, seja porque é gordo, magro, cabeludo, careca ou tem a perna um pouco torta, querem um exemplo? A Shame publicou a foto de uma blogueira no parque e a colocou na tag Pose Lyndra (clique aqui pra ver), só que ao fundo havia um grupo de pessoas e entre elas uma menina com a perna um pouco torta e de short, muitas críticas choveram, alguns comentários com risada, outros dizendo que ela não deveria usar aquela roupa, uma chegou comparar a menina a um Fauno e, ainda bem, também tinham comentários sensatos dizendo que a menina não tem culpa de ter as pernas tortas, além disso, estava no fundo da foto, não foi ela quem escolheu parar na Internet e estar a mercê de julgamentos. 

Há aquela velha frase "Ninguém é perfeito" mas parece que entra por um ouvido e sai pelo outro porque o real significado é deixado de lado por alguns que preferem simplesmente apontar os defeitos alheios e divertir-se. Mas e se um dia, um fatídico dia, quem julgou passa a ser julgado, será que vai lembrar do que fez ou vai apenas chorar as suas pitangas dizendo que os outros são cruéis? Porque é o tipo de coisa que acontece muito. Vamos praticar o autoconhecimento para que possamos entender e respeitar o outro!

Vem curtir a fanpage do blog no Facebook!

28 comentários:

  1. Mari,
    Parabéns pelo seu post. Infelizmente a sociedade tem esse preconceito com as pessoas que são diferentes ao que elas julgam ser certo. Quem é tatuado é visto como marginal, mas alguém parou pra conversar com o cara para saber o q ele pensa?
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem precisa ser muiiiito diferente não, é só sair do padrão. Estudo com uma menina que usa o cabelo crespo em estilo black e vejo muita gente a seguindo com os olhos e fazendo comentários.

      Excluir
  2. Mari, adorei teu post, parabéns...
    O que falta mesmo nas pessoas hj em dia é autocrítica kkkk

    Bjsssssss querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Dinha, vc acertou no X da questão, é mais fácil apontar para o outro do que olhar para o seu umbigo.

      Excluir
  3. eu mesma já tive muitos amigos tatuados e eles sempre reclamavam do preconceito que as pessoas tinham com eles. Um fato muito triste na sociedade, que julga sem conheçer a pessoa.
    Muito bom o post *-*

    http://perigosas-garotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho apenas uma tatuagem de tamanho médio nas costas mas só vêem se vou a praia ou se a blusa sobe um pouco mas já vi gente comentando que tatuagem em mulher só pode ser pequena.

      Excluir
  4. Acho isso mó triste. Parece que ngm tem o direito de ser diferente, seja com o cabelo, com uma tatoo, uma roupa. ts fico chateada com essas coisas pq ja fui alvo, superei (e supero) com classe, nao me importo mesmo, pq sei que quem aponta, geralmente é limitado demais. triste


    http://erica-dias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha um colega que me chamava de Mariposa por causa do meu cabelo cacheado, eu não entendia a relação disso mas enfim, não liguei muito para ele mas qdo mais nova eu era muito tímida e só falava no ouvido da professora, nessa época sofria bullying.

      Excluir
  5. Não vejo graça nenhuma em ter preconceito com as pessoas que usam tato,isso é ridículo,cada um tem seu gosto e tatuagem não mostra caráter né?!
    Amei o texto!

    garotaunica10.blogspot.com.br

    www.youtube.com/GarotaUnicaBlog

    Bezzuss PINK!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas têm que aprender a julgar menos né July.
      Até mesmo nós temos que parar e refletir sobre as nossas atitudes.

      Excluir
  6. Excelente post, parabéns!!!!! Concordo plenamente com cada palavra escrita, Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Super concordo com o texto!
    É a triste realidade da humanidade... :(

    http://deliriosdeumcloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se cada um fizesse uma reflexão sobre suas atitudes e pensamentos viveríamos em maior harmonia.

      Excluir
  8. As pessoas julgam só pelo prisma que estão vendo, se tivessem oportunidade de ver todos os ângulos antes de julgar, com certeza a opinião seria outra :)
    Um ótimo início de semana.
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não julgar né? Estamos o tempo todo julgando alguém ou alguma coisa, é preciso ter cuidado e não se precipitar.

      Excluir
  9. adorei o post. super vale a reflexão. realmente vivemos uma epoca em que há muito preconceito, e não apenas estético, mas relacionado a tudo. acho que o estético é o 'menor' dos problemas, mas realmente é algo que tem que mudar né?

    Beijos!
    Nathália • Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo preconceito é ruim né, seja em qualquer direção.

      Excluir
  10. Excelente post!!! Preconceito estético é uma das coisas mais ridículas que existem!! Eu sou apaixonada por tatuagens e quando passa alguém tatuado eu admiro muito!! Acho que nem tatuagem, nem estilo, cor de cabelo faz o caráter de uma pessoa... Mas infelizmente vivemos numa sociedade que dita os padrões "certos" a serem seguidos...


    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    - Facebook
    - Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cada um escolhe como quer sua aparência, não é mesmo? Desde que não seja ofensivo ou ultrapasse o direito alheio.

      Excluir
  11. Esse preconceito já está super fora de moda,hoje em dia quase todo mundo possui uma tatuagem não é mesmo?Pele não muda caráter!
    Kiss Kiss ♥

    www.vemserdiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. super válido o post! Seria ótimo se as pessoas pelo menos aprendessem a respeitar o que é diferente né...

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ninguém é perfeito e o sujo fala do mal lavado! É horrivel ver que pessoas tem preconceito porque a outra tem tatuagens, braço torto ou é gordo. De fato ninguém é perfeito, e quem fala dos outros nunca teve o peito de se olhar no espelho antes. Quanto a tatuagens, cada um faz da vida o que quer, mas eu, acho muito feio uma pessoa tatuada dos pés a cabeça. Amo tatuagens, mas tudo tem limite.
    Só arrumo defeito nas piriguetes que olham pro meu namorado! aoeiaoie ><

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais fácil apontar do que olhar pra si mesmo né.

      Excluir
  14. A realidade é o que vc falou no final. A maioria das pessoas só terá consciência de que é errado ter preconceito depois que passa por uma situação semelhante.
    Ser diferente é normal meu povo!!

    Lembrando que tá rolando o sorteio de um super kit de make lá no blog, se não estiverem participando ainda participem!!!

    Bjoo

    Jél

    mydiarybyjessi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!