22 abril 2013

Segunda saúde: crise de pânico x síndrome do pânico


Quem já falou ou ouviu alguém falar que estava stressada ou que pegou um elevador cheio, começou a sentir falta de ar e teve uma crise de pânico? Pois é...só que não. A crise de pânico vem quando menos se espera, quando está dormindo, assistindo TV, no meio de amigos ou plenamente relaxada num domingo na praia, essa é a principal característica, não parece ter um estopim para ela aparecer.

Alguns sintomas clássicos:
- taquicardia;
- sensação eminente de morte;
- medo;
- falta de ar;
- sudorese;
- tremor;

Algumas pessoas sentem enjoô, outras sentem as pernas fracas e ainda há quem diga que parece que vai desmaiar ou desaparecer. 

O medo é tão intenso que a  pessoa acaba por ter medo de sentir medo, isso costuma passar com o tempo se acontecer outro episódio, caso não passe, pode chegar a agorafobia, evita-se estar em espaços onde seria difícil sair, é diferente de claustrofobia que é não gostar de locais fechados, no primeiro caso, nem festas ao ar livre ou uma aglomeração são suportadas, acaba-se por  ficar cada vez mais em casa chegando ao confinamento.

Agora digamos que você ou alguém que você conhecesse teve uma crise de pânico e resolveu consultar um médico, chegando lá, descreve os sintomas, ele estabelece um diagnóstico de síndrome de pânico, te passa um ansiolítico (ex. rivotril) e você sai de lá achando que vai sofrer disso para o resto da vida. Calma! Não é bem assim! Um diagnóstico de síndrome do pânico não é fácil de fazer e não é apenas com uma crise que estará definido, é possível acontecer uma vez para nunca mais ou é possível que aconteça mais de um ou vários mas o espaço entre eles não é de dias, alguns casos são de semanas mas a maioria são de meses.

É de verdade uma sensação horrível e eu já experimentei, comigo parecia subir uma onda pelas pernas até chegar ao topo da cabeça, uma sensação forte de que eu iria morrer, taquicardia, tremor e faltar de ar, aconteceu uma vez e nunca mais mas eu levei um tempo para esquecer aquela sensação indescritível. 

Precisa procurar ajuda? Terapia cognitiva comportamental é uma boa opção, se o caso for grave e está afetando a vida da pessoa, um psiquiatra também é indicado.

Vem comigo e curte a fanpage!

11 comentários:

  1. Nossa deve ser horrível né. Ainda bem que não aconteceu mais contigo.

    BJos :* ja to seguindo aqui.

    http://sombraeblushmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Super importante falar sobre o assunto.
    Às vezes, as pessoas acham que é bobeira, e é coisa séria.
    Tenho medo de elevador, mas não chega ser crise de pânico.
    Beijão!
    Fofuramentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Késsia, é bom não alimentar esse medo e ficar ligada se há uma piora mas nesse caso não seria uma crise de pânico mas uma fobia específica.

      Excluir
  3. Eu tenho crise de pânico, depois que minha casa foi assaltada e o ladrão queria pegar a arma do meu pai que é policial. Eu fiquei muito nervosa, minha mãe teve que me levar ao psiquiatra para tratar porque eu não dormia com medo. é algo muito ruim, você fica pensando que tudo em sua volta pode dar errado e você ser o alvo. Tive que fazer várias sessões, hoje em dia estou melhor, mas ainda não consigo ficar em multidões.

    ➥http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/
    ➥http://www.facebook.com/SimplesAgradavelBlog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, um trauma pode ocasionar consequencias mesmo.
      No seu caso poderia até ser um transtorno pós traumático.

      Excluir
  4. Eu já tive crise do pânico e espero nao ter nunca mais. A minha vontade no momento era sumir, ir para um lugar bem longe das mazelas das grandes cidades. É um desespero interno que só quem já teve entende. To morrendo,!! quero sair daqui !!! quero comer calango !!!tomar banho de cuia!!!! Vai todo mundo Pra pqp!!! reza que eu tô morrendo!!! Chegou a ser hilário. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já tive crises, sim... tenho lá meus traumas e é mesmo horrível!
    Bom post!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii eu já tive síndrome do pÂnico por um tempo mas eu não sabia que existiam assim episódios esporádicos que são caracterizados como crise do pânico.
    Bjs, Bruna.
    moranguinhuemake.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Bruna, na verdade é preciso ter cuidado para diagnosticar síndrome do pânico.

      Excluir
  7. Amei o post, super informativo.

    http://www.blogdajoanna.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser, esse espaço não é o mesmo sem você!