Imagem: Psique Consultoria
Parece que está cada vez mais cedo a cobrança sobre o que queremos fazer profissionalmente. A partir de mais ou menos 15 anos, quando inicia-se o ensino médio, a escola já prepara o aluno para o vestibular como se todos já soubessem o que querem fazer mas não é bem assim, há uma carência de informações, eu achava lindo o status que o direito dá mas nem me dava conta do que teria que estudar, cheguei a cursar mas abandonei e troquei para psicologia que me dá mais satisfação e eu consigo me ver como psicóloga, há quem diga que eu tenho perfil para advogada e até jornalista mas a decisão é minha e isso é assustador.
Calma! Não precisa ficar nervoso e pensar que o que você escolher hoje será para toda a vida, é possível mudar mas é preciso se dedicar, não carregue essa escolha como um fardo.
Para quem ainda está em dúvida se quer medicina ou engenharia ou para quem não tem a menor ideia do que quer, a orientação vocacional pode ajudar. Testes rápidos e simples feitos pela internet ou em revistas não devem ser levados em consideração, a orientação vocacional engloba diversos fatores como auto conhecimento, habilidades, interesses, objetivos e mercado de trabalho como na imagem acima, e o aspecto cognitivo de cada um.
Infelizmente não há uma política para conhecer de perto as profissões, poucos colégios chamam profissionais de diversas áreas para uma palestra mas ainda assim não é precário pois a tendência é apenas o enaltecimento do que se faz e não a verdade nua e crua sobre o dia a dia e sobre a faculdade, seria ideal se os estudantes pudessem escolher acompanhar alguns profissionais em seus dias normais de trabalho.
Se você está nessa fase, acalme-se, conheço adultos que ainda não sabem o que realmente gostariam de fazer e são pessoas inteligentes e interessantes.
Pesquise, observe, e se possível converse com pessoas que trabalham na área que você gostaria de seguir. Se ainda não se identificou com alguma, procure uma orientação vocacional.
eu entrei na faculdade com 17 e hoje acho muito cedo
ResponderExcluiraté depois de formada ainda não sei mto bem o que eu quero
é muito difícil escolher uma profissão, mas como entramos muito cedo o melhor é não se preocupar porque se não gostar muda de curso ou faz outra facul depois
http://jehbennett.blogspot.com.br/
bj
É uma decisão tão difícil, afinal o jovem ainda não está maduro suficiente para escolher. Eu fiz teste vocacional, mas mesmo assim não me ajudou muito.
ResponderExcluirBig Beijos
Essa fase é realmente muito complicada.. tem que ter calma para não fazer as escolhas precipitadas!!
ResponderExcluirEu já passei dessa etapa e acertei na minha escolha!!
Já tem post novinho esperando por você!! Muitos beijinhos..
➥ www.rolamuito.com
Só o fato de ter que escolher cedo é precipitado né.
ExcluirAcho que colocam muita pressão nos jovens.
Sempre ajuda bastante!
ResponderExcluirQuando terminei o colégio fiz alguns testes, sempre deu certo ^^
Beijos!
http://www.mayraphael.com.br/
Realmente é muito importante fazer o que se gosta e o que se realmente tem vocação. Pois se não será perda de tempo e será para sempre um profissional frustado.
ResponderExcluirGostei do post, bem explicado e informativo.
Confira o Esmalte da Semana. É um esmalte glamouroso, vibrante e eu gosto bastante dessa cor =D
Beijinhos de luz =***
Cllara Maranhão ʚɞ
http://cllaramaranhao.blogspot.com.br
Ah, não curto mt não s;
ResponderExcluirbeijos, @esteffanifontes (twitter&instagram)
Ah, antes que eu me esqueça: obrigada pela visita, volte sempre! <3
http://blogesteffanifontes.blogspot.com.br/
ainda nao sei o que escolher, essa transição da adolescencia para a vida adulta é a arte mais difícil!
ResponderExcluirBeijoos, Ana Carolina.
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram: @simplesglamour
eu acho q 16, 17 anos é mto cedo pra vc tomar uma decisao q mudará toda sua vida mas... é assim msm
ResponderExcluirbjs
http://www.compradoraweb.blogspot.com.br
Os meus sempre me mandaram pro lado artístico da coisa. Nunca entendi porque diabos a interpretação era essa, sendo que eu nem gosto tanto de arte (fora música, que é paixão <3) e não trabalharia com isso, rs.
ResponderExcluirTeste vocacional é diferente de orientação, esta é feita entre 7 e 10 sessões com entrevista e testes.
ExcluirAdorei o texto,as dicas que você deu são ótima :)
ResponderExcluirBeijos!
http://www.blogdapaulinka.com/