Dieta, dieta, regime, regime, qual mulher nunca pensou em iniciar uma e não conseguiu ou sofre com as restrições alimentares mas se mantém firme e forte para manter a forma ou emagrecer? Mas e quanto aquelas pessoas que só falam disso, só pensam nisso e parecem obcecadas no que vão comer?
Ortorexia é um transtorno alimentar recentemente descoberto em que a pessoa se mostrar obsessiva com o que vai comer. Mas não é apenas planejar uma as refeições, só alimentos saudáveis são consumidos e a pessoa não se permite nem um deslize num dia de festa por exemplo. Além disso, se tem plena noção dos nutrientes, calorias e vitaminas presentes em cada alimento.
Não é o caso daquela amiga que iniciou uma dieta e evita ir ao barzinho com o pessoal numa sexta-feira a noite, é o extremo que define a ortorexia, aquela história de que tudo demais não faz bem é verdade e serve como base para repararmos se não estamos indo além do considerado "normal".
Esse transtorno não causa males ao organismo mas pode desencadear dificuldades na vida social e declínio da concentração e realização de outras tarefas já que a mente se ocupa de apenas um assunto incessantemente.
Como todo transtorno, o tratamento se dá por terapia, e por se tratar de um da linha alimentar, nutricionista também seria bem vindo.
Então fique ligada, se você ou uma conhecida só pensa em dieta chegando a comprometer outros aspectos da vida e do dia a dia, procure ajuda.
olá Mari, vim retribuir a visita! A maioria das mulheres que conheço não conseguem passar da primeira semana de dieta então todas estão bem longe de ter esse transtorno. Aquela lagosta alí é tantadora, rs. Bjs!
ResponderExcluirhttp://bonecas-de-luxo.blogspot.com.br
Olá.
ResponderExcluirInfelizmente existem muitas pessoas que sofrem com esse problema. :(
passando pra conhecer seu blog,
convido vc e suas leitoras a conhecerem o meu:
http://jeitolekadeser.blogspot.com.br
beijos e sucesso!
Mari, eu já passei por isso, e é horrível mesmo.
ResponderExcluirDeixava de rever amigos, de participar de eventos da empresa... E isso só deixa a gente pior.
Hoje em dia, me aceitei como sou, quero melhorar, faço o que está dentro do meu alcance sabe?
Treino muito quando posso, saio com os meus amigos, bebo cerveja, como doce, mas tento manter uma coisa saudável.
Não conhecia seu blog, mas gostei muito! Voltarei mais vezes.
Aproveitando, te mandei um e-mail.
Eu bem que precisava de uma dieta, mas nunca liguei... HAHHA
ResponderExcluirBeijos
Sofro disso ai rsss Pesei minha comida por ANOS e ANOs... hj nao peso mas de olho ja sei... Se deslizo a culpa vai looooongeeeee
ResponderExcluirbjkss
http://consuminhosecaprichos.blogspot.com.br/