Eu passei muito tempo sem mexer no cabelo, quer dizer, muito tempo com a mesma cor e a mesma estrutura, ou seja, castanho e cacheado mas nem sempre foi assim, eu já tive o cabelo liso, com luzes, totalmente loiro, vermelho e até preto! Mas um susto me fez parar com as mudanças, o meu cabelo caiu! E não foi de repente, foi aos poucos, só fui perceber quando estava ralinho e dava para ver o meu couro cabeludo com ele molhado, quer dizer, ainda dá. O motivo? Muita química em pouco tempo, tratamento inadequado e formol! Hoje em dia eu pesquiso muito antes de fazer qualquer coisa.
Ontem passou no Fantástico a verdade sobre as escovas progressivas sem formol mas que na verdade guardam um segredo, substâncias que ao contato com o calor se transformam em nada mais nada menos que o péssimo formol. Isso não foi uma surpresa para mim pois já tinha pesquisado sobre o assunto e indico aqui dois blogs que achei ótimos e explicam direitinho sobre o assunto:
Eu amo cabelo e
Cabelos e Sonhos. O que o Fantástico não falou foi sobre as escovas a base de ácido que alteram o PH e afinam os fios sem possibilidade de reverter, ou seja, quanto mais uso, mas fino o cabelo fica, imaginam o resultado né?

Essa montagem é antiga mas dá para ver algumas mudanças. De cima pra baixo, na primeira foto estou ao natural, na segunda, na terceira, na sexta e na nona estou com luzes, na quarta estou com mais luzes e escova progressiva, na quinta ainda com o escova progressiva e com o cabelo tonalizado, na sétima totalmente loira e na oitava com o cabelo tonalizado porque não aguentei o loiro por mais de 3 dias, foi um susto!
O meu cabelo vermelho, adorava essa cor, na verdade eu ainda gosto mas não tenho a disposição. Não estava com progressiva, era apenas escova.
Esta foto é mais atual, quer dizer, acho que é de 2010-2011, eu caí no conto do vigário e fiz a escova london, uma das que prometem alisar sem danificar e diz ser sem formol, ainda bem que eu desisti da ideia e não continuei com ela.
Atualmente o meu cabelo está cacheado e com californiana, eu já mostrei e falei sobre a mudança de visual em outro post,
clica pra ver.
Onde eu quero chegar com essa história toda? Eu tenho uma certa experiência em mudanças capilares, não digo que sou expert, eu sou curiosa mas também sei o quanto produtos não indicados podem comprometer a saúde dos fios e em casos mais sérios, a saúde da pessoa.
Eu sempre tive medo das químicas tradicionais como tioglicolato ou guanidina, também tinha o preconceito de que eram para cabelo ruim (admito a besteira), mas a verdade é que não há nada milagroso no mercado que alise o cabelo sem a necessidade de tratá-lo. Algumas pessoas podem dizer que não se deram bem com o tioglicolato e outras com a guanidina mas cada cabelo, uma sentença, por isso é tão importante procurar um profissional que saiba o que está fazendo para que ele avalie bem o tipo de cabelo e nunca deixe de fazer o teste de mecha uma semana antes, NUNCA!
Engraçado que uma amiga me lembrou que há alguns anos eu disse para ela fugir do X Tenso da L'oreal de qualquer jeito e hoje, se eu quisesse alisar os cachos, seria uma opção que eu experimentaria.
Depois de toda a mudança de castanho para loiro + progressiva, eu cortei na altura do queixo e cuidei bem do meu cabelinho, olha que lindo que ficou!